TENHO LÚPUS

TENHO LÚPUS

terça-feira, 20 de março de 2012

PÃES


Pão Integral Enriquecido por Ubiratan R. veg-receitas-subscribe@yahoogrupos.com.br
Ingredientes:
5 a 6 Xícaras de Farinha de Trigo Integral
5 colheres de (Sopa) de Óleo de Gergelim ou outro de sua escolha, preferência extra-virgem
1 colher de (Chá Rasa) de Sal Marinho ou a gosto
5 colheres sobremesa de extrato de soja pó (para dar liga)
2 Tabletes de Fermento Biológico (30g)
2 Xícaras de Água Morna

Opcionais: Pode acrescentar ½ Xícara de Aveia, Sementes de Linhaça e Gergelim, Gérmen de Trigo, Fibras de Trigo, etc mas sem exagera porque muda a textura
Preparo:
Se for usar tabletes de fermento para pão, dissolva-os com ½ Xícara de água morna (retirada das duas xícaras da receita), misture bem para ficar homogêneo e deixe descansar coberto.

Prepare a Farinha de Trigo Integral em
uma tigela (seca) e separada juntamente com os ingredientes secos opcionais. Misture-os bem e deixe de lado.

Misture o sal no restante da água morna em uma tigela onde for amassar o pão, coloque o fermento descansado nessa água com sal, ponha o óleo, mexa tudo e vá adicionando aos poucos a farinha, preparada antes, mexendo devagar com colher de pau (aproveite e ligue o forno para dar uma pequena aquecida de 5 minutos no máximo e desligue-o).

Mexa e quando a massa tiver consistência, amasse-a com as mãos por alguns minutos até ficar homogênea e pronta para enformar, isso leva +- 8 minutos.

Unte a forma com um pouco de óleo e ponha a massa no tamanho desejado do pão, cubra e coloque no forno desligado e aquecido por 30 minutos aprox.
Retire do forno e veja se cresceu, logo em seguida ligue o forno em uma temperatura moderada e coloque novamente o pão para assar durante uns 30 minutos. Verifique antes de desligar o forno se ele está bom. Normalmente ele fica meio úmido e depois de pronto e frio é que fica bom.
(Obs: este pão não leva mel nem açúcar, por isso ele não ficara escuro, é preciso observar para não queimar o pão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário